Empresas

Como Evitar um Acidente de Trabalho Inevitável – Dicas dos Profissionais

Tem trabalhado arduamente para melhorar o seu desempenho e as suas hipóteses de conseguir um trabalho que lhe sirva. Mas como é que sabe se o que está a fazer está a funcionar? Os seus esforços estão a dar-lhe os resultados que deseja? Ou está a ser confrontado com estatísticas invejáveis de acidentes de trabalho que mostram que um em cada três trabalhadores irá sofrer um acidente de trabalho durante a sua carreira. Quer esteja a sofrer lesões no trabalho, ou a ser exposto a químicos, maquinaria ou tecnologia perigosos, os locais de trabalho são hoje, mais do que nunca, a casa dos trabalhadores.
Isto porque hoje em dia os trabalhadores podem esperar realizar uma série de trabalhos, desde administração de escritório, venda a retalho, vendas e até mesmo ensino. Mas embora possam precisar de diferentes competências, todos partilham uma coisa em comum; operam no mundo do trabalho.
Com tantas formas diferentes que a vida profissional se pode cruzar, por vezes pode parecer que não há saída para um infeliz acidente de trabalho. Felizmente, existem estratégias para evitar um acidente de trabalho inevitável – basta perguntar aos nossos especialistas.

Fique alerta e activo

À medida que envelhecemos, o risco de desenvolver doenças específicas aumenta, incluindo cancro, doenças cardíacas e diabetes. Por conseguinte, é importante permanecer activamente ligado à sua saúde, mantendo uma dieta saudável, dormindo o suficiente e tendo uma actividade física regular. O envolvimento regular em exercícios cerebrais tais como meditação, yoga ou treino cerebral pode também reduzir o risco de perturbações cognitivas tais como a doença de Alzheimer.

Seja seguro – não beba nem use drogas

Talvez não seja de admirar que o álcool seja a causa número um de acidentes de trabalho. Não só é prejudicial tanto para o corpo como para a mente, mas é também uma causa comum de lesões no local de trabalho e de danos materiais. A moderação é a chave. Por exemplo, trabalhar com produtos químicos, fazer trabalhos eléctricos inesperados, ou conduzir um veículo pesado, podem todos causar uma ingestão excessiva de álcool. Além disso, a ingestão repetida de álcool pode danificar o fígado, os rins e o coração.

Não deixe de trabalhar cedo

É frequentemente o caso de trabalhadores que têm o potencial de complicações a longo prazo devido a lesões de trabalho são aqueles que deixaram de trabalhar mais cedo devido a uma lesão de trabalho. Se for um supervisor numa fábrica, RETAIL CLERK, ou um CARPENTE que tenha sido colocado em licença médica prolongada, é importante certificar-se de que outros trabalhadores não caem na mesma armadilha. Se tiver sido ferido no trabalho, é importante analisar cuidadosamente o seu comportamento e a sua situação de trabalho para determinar se precisa de tirar algum tempo de folga.

Conheça os riscos do seu trabalho

Com tantos tipos de trabalho e empregos diferentes hoje em dia, pode ser difícil conhecer os riscos envolvidos em qualquer profissão. É importante lembrar que existem riscos em todos os campos de trabalho, e não apenas naqueles com que se pode estar mais preocupado. Por exemplo, trabalhar com produtos químicos, maquinaria ou tecnologia pode expô-lo a níveis perigosos de radiação, ou colocar as suas mãos em água com uma alta concentração de sal.

Permanecer flexível

Os nossos corpos são concebidos para trabalhar de formas específicas e com determinado equipamento. Como tal, se alguma vez sofreu um ferimento, poderá ter observado que algumas partes de si funcionam agora de forma diferente do que funcionavam antes. Isto é provavelmente devido a condições adquiridas, tais como artrite, ou a uma condição médica como a esclerose múltipla ou a doença de Parkinson. Nestes casos, poderá ter de modificar a forma como se move para evitar ferir-se.

Conclusão

O local de trabalho é agora, mais do que nunca, a casa dos trabalhadores. Isto porque os trabalhadores de hoje podem esperar realizar uma série de trabalhos, desde administração de escritórios, vendas a retalho, vendas, e até mesmo ensino. Mas embora possam necessitar de diferentes competências, todos partilham uma coisa em comum; operam no mundo do trabalho. Para evitar um acidente de trabalho inevitável, é importante manter-se alerta e activo, ser seguro – não beber ou usar drogas, e não deixar de trabalhar cedo. Além disso, é importante manter-se flexível, cuidar da sua saúde, e conhecer os seus riscos.